Páginas

quarta-feira, 1 de junho de 2011

E que seje menas regras, pra mim aprender

Tia Luzia, tia Glória, tia Geralda, tia Xavier, Dona Zenilda e Norma, que me lembro estas foram minhas professoras (e professoras acima da média das atuais) de português que me ensinaram tudo o que sei de gramática, verbos, complementos, etc.
Só que lá vem o MEC aprovando um livro que aceita erros de concordância, o livro se chama Por Uma Vida Melhor – me lembra o slogan do Rock in Rio de 2001 que era “por um mundo melhor”.
O que está  argumentando os defensores do livro é que ele admite a troca dos conceitos de “certo e errado” por “adequado ou inadequado”. Além dos seus idealizadores dizerem que os alunos podem ser vítima de preconceito lingüístico, caso não use a norma culta.
Outros professores defendem o livro para que o aluno saiba se comunicar com letrados e/ou analfabetos. Aí dizem que isto é uma das primeiras noções de sociolingüística.
É muito blá blá blá, é o que penso.
Pirarrã, língua falada no Amazonas, não existe (100, 35, 02, 19842,26), porque não há palavras que expressem números exatos, apenas vocábulos para “poucos” e “muitos”. Sauna é uma palavra originária da língua finlandesa. Assim como favela, não existe em outros idiomas etc. Penso o seguinte; porque não ensinam isto pra molecada, ao invés de ensinar o errado, pois o coloquial que usamos, aprendemos por natureza.
E que fique bem claro que não sou adepto a síndrome de Camões ou similar.

2 comentários:

  1. EU SINCERAMENTE DE VEZ ENQUANTO ME SINTO MORANDO EM OUTRO PAÍS DE TANTA IDIOTICE. ESTAMOS NUM PAÍS DE IGNORANTES. UMA VEZ OUVÍ QUE ALFABETIZAR NÃO É SÓ ENSINAR A LER E ESCREVER MAS ENTENDER DESDE O QUE SE ESTA LENDO, QUANTO ARTE E LAZER. aH! O QUE VEM A SER S SINDROME?

    ResponderExcluir
  2. Concordo novamente, é muita idiotice realmente. Tanta coisa boa que os políticos podiam fazer e/ou o povo reivindicar, mas... Acho que nos alfabetizamos também quando estamos vendo um bom filme, um bom livro, música etc.
    SÍNDROME = doença, fkr iskreveno serto, pra num herra, iskrevê cem herro, tem jente qui tem hessa doenssa de pefeissão.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails