Páginas

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Onde e como eles aprenderam?

Para que os alimentos amadureçam mais rápido, sempre vi as pessoas usarem sacos plásticos, lonas, e outras coisas. Eu, como muitos, questionei o porquê e a resposta que tive que é pra amadurecer mais rápido.
Na verdade as frutas liberam um hormônio natural chamado de gás etileno, onde ocorre o amadurecimento, então quanto maior a concentração deste gás, mais rápido a fruta ficará madura. Mas que falou isto para as pessoas com pouca escolaridade? Eles estão certos!
Um dia numa zona rural por aí, perguntei pra um senhor se o plantio de feijão entre as carreiras de milho era para aproveitar o terreno, ele me respondeu; “é; mas tamên pra esfriá e miorá a terra”.
O nitrogênio tem a capacidade de diminuir a temperatura. E o feijão, e algumas outras leguminosas, ajudam nitrogenar o solo, diminuindo os custos com adubação, está prática já era utilizada na Idade Média. Mas que falou isto para as pessoas com pouca escolaridade? Eles estão certos!
Dizemos que uma pessoa está com anemia, quando está aparentemente pálida, isto acontece devido à baixa quantidade de ferro no sangue, enfraquecendo as hemácias. Até não muito tempo atrás, era normal ferraduras dentro de filtros de barro em casas de pessoas que tinham anemia, desta forma bebiam o ferro da ferradura devido a oxidação, como também a água que absorvia o ferro existente na cerâmica dos filtros de barro. Mas que falou isto para as pessoas com pouca escolaridade? Eles estão certos!
Até hoje, alguns cientistas se surpreendem com as construções feitas pelos Incas da América do Sul, pedras em formas de polígono com encaixe perfeito e milimétrico as quais já suportaram abalos sísmicos e diversas variações climáticas ou não, pondo em risco tais construções ao longo do tempo. Também a geometria, arte e lapidação em pedra, feito pelo povo Rapanui na construção dos Moais é um fato que encabula. Mas onde eles aprenderam isto?
É comum quando alguém fica muito tempo exposto a poeira ou a tintas, ser aconselhado a tomar leite, mesmo algumas tintas tento sua composição alterada nos últimos anos, se tornando menos tóxica. Ainda não é cientificamente aprovado, mas o leite por possuir gorduras, tem a capacidade de solubilizar substâncias apolares, como também substâncias polares pela água, agindo como um aspirador de impurezas. Mas onde eles aprenderam isto?

2 comentários:

  1. COMO JÁ DIZIA MEU GRANDE AMIGO CHACRINHA "NADA SE CRIA TUDO SE COPIA", A PARTIR DA FRASE DO MEU ARQUIINIMICO QUE POR SINAL ME PARECE SER SEU AMIGO. lAVOISIEUR QUI HORRORO.

    ResponderExcluir
  2. Porém penso que algumas descobertas não foram copiadas, principalmente por pessoas que não vivem de descobertas e experimentos. Como a importância do ferro para o sangue e a alternativa encontrada que foi a ferradura ou outro metal, as construções antigas, envolvendo matemática, física etc.Não me refiro aos grandes nomes como Arquimedes, o cidadão da foto neste texto, Newton e outros, me refiro a pessoas simples, que não precisaram ficar com a bunda por anos numa cadeira em escolas. Talvez aprenderam algo que muitos não aprenderam e não aprenderão; SABEDORIA.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails