Páginas

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Surpresa!

 O que você faria se tivesse uma caixinha lacrada com um grande segredo dentro e não tivesse uma chave para abri-lá? Algumas pessoas a guardariam e nunca saberiam o que há lá dentro, outras a jogariam numa parede onde ela se quebraria descobrindo o segredo.
Pois foi mais ou menos isto que aconteceu com as colisões de íons de chumbo, no LHC (Grande Colisor de Hadróns), do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern) praquelas bandas da fronteira da Suíça, onde foi possível criar um “mini Bib Bang”.
O LHC é um túnel em forma de anel e possui 27 quilômetros de extensão, na ultima segunda-feira (08/11) iniciaram os experimentos com partículas pesadas. Como eu disse, é o mesmo que jogar um copo de vidro contra uma parede, e posteriormente estudar os cacos. Tudo isto a aproximadamente 10 trilhões de graus, causa inveja até no diabo uma temperatura assim.

Os cientistas esperam que estudando os “cacos de partículas” – plasma de quark e glúons – oriundos da colisão, irá ajudar a sanar diversas dúvidas como a matéria escura, a formação do universo após o Big Bang, etc.
Até o dia 6 de dezembro várias colisões ocorrerão, ao todo serão 600 milhoes de colisões, depois a máquina fará uma parada – deve que ela vai viajar - pra manutenção retornando ao batente em fevereiro.
Segundo o Dr. David Evans participante da equipe para estudar os mini Big Bangs, o processo ocorre em um ambiente seguro e controlado, contradizendo expeculações de alguns imbecis que os choques de partículas poderiam criar buracos negros, e se referenciando à máquina de Máquina do Fim do Mundo e/ou Máquina do Começo do Fim do Mundo. Os imbecis devem que tiraram zero em força gravitacional, massa etc.
O que me encanta nisto tudo além da dedicação dos cientistas, é a estupidez de comentários de uns marmotas como ouvi de um sujeito que tá concluindo um curso superior, e disse que não sabe pra que os cientistas ficam mexendo com umas coisas assim, em que isto vai nos ajudar? O peste não sabe se não fossem descobertas assim ele não estaria vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails